#encontro-virtual
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

#encontro-virtual

Fórum de discussão do canal #encontro-virtual
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Princípios Operacionais dos Modems

Ir para baixo 
AutorMensagem
White_Hat

White_Hat


Mensagens : 116
Data de inscrição : 17/07/2007
Idade : 38
Localização : Rio Grande do Sul

Princípios Operacionais dos Modems Empty
MensagemAssunto: Princípios Operacionais dos Modems   Princípios Operacionais dos Modems Icon_minitimeQui Out 25, 2007 12:47 am

Princípios Operacionais dos Modems

O modem é um conversor de sinais que intermedia as comunicações entre o computador e a rede telefônica. O próprio nome, "modem", indica o papel que ele desempenha. Esse termo resultou de uma redução das palavras MOdulador/DEModulador. Sendo um modulador, o modem converte os pulsos digitas de corrente contínua do sistema do computador em sinais analógicos que contém as mesmas informações. Esse processo é chamado de modulação.

Modulação e Demodulação

A modulação é necessária porque o sistema telefônico foi criado antes mesmo da invesão da eletrônica, há quase cem anos de distância dos circuitos digitas de estado sólido. As primeiras palavras pronunciadas do telégrafo falante do Dr. Bell eram sinais elétricos analógicos, iguais aos que percorrem hoje seu aparelho telefônico. Embora, estritamente falando, as comunicações digitais sejam mais antigas - o telégrafo convencional é cerca de três décadas anterior ao telefone (Samuel F. B. Morse deixou sua marca na história em 1844) - a tecnologia eletrônica digital é um fenômeno recente.
O sistema telefônico foi projetado para trabalhar apenas com sinais analógicos, pois este é o resultado que se obtém quando alguém fala num microfone. Ao longo dos anos, o sistema telefônico evoluiu até se tornar uma complicada rede intercional capaz de processar milhões desses sinais analógicos simultaneamente e comutá-los entre dois aparelhos telefônicos em qualquer lugar do mundo - ou quem sabe até fora dele. Embora as companhias telefônicas estejam recorrendo cada vez mais aos sinais digitais para transferir o movimento dos troncos telefônicos às centrais de comutação, as pontas de entrada e saída desse circuito ainda se mantém fiés aos telefones analógicos convecionais.

A modulação, e por consequência os modems, são necessários porque as conexôes telefônicas analógicas não permitem que sinais
digitais de corrente contínua percorram seus circuitos. O processo de modulação cria sinais analógicos que codificam todas informações enviadas pelo computador, permitindo sua transmissão pelos canais exclusivos de voz do sistema telefônico.

A demodulação inverte esse processo. Na outra ponta da linha, o modem, atuando como demodulador, recebe os sinais analógicos e os converte de volta à forma digital original, preservando todo o seu contéudo de informações.


Texto retirado do ...

Livro: Desvendando o Hardware do PC
Autores: Winn L. Rosch, tradução de Fernando Ximenes
Ano: 1990
Editora: Campus
Páginas: 358 e 359

Apesar de ser um texto escrito a mais de uma década, achei interessante postar Razz
Ir para o topo Ir para baixo
http://encontro-virtual.50webs.com
 
Princípios Operacionais dos Modems
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
#encontro-virtual :: Software e Hardware :: Hardware-
Ir para: